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TDAH – Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade
por Sávia Guerra

1 Características do TDAH
Sintomas do TDAH geralmente se encontram presentes desde cedo na vida do sujeito, com exemplos claros de impulsividade, desatenção e superatividade.

Na infância inicial, os sintomas poderão incluir um alto nível de atividade, uma menor necessidade de sono, choro constante, cólicas, dificuldade de se acalmar. Quando essas são características apresentadas, diz-se que é um “bebê difícil”. Quando a criança chega na fase do engatinhar, tem um baixo senso de perigo, apresenta uma quantidade incomum de energia e muda de atividade rápida e frequentemente. Às vezes, os pais percebem que o filho gasta roupas, brinquedos e sapatos muito rapidamente.

As crianças TDAH geralmente passam a ser objeto de atenção clínica já no início da vida escolar, devido a problemas por ela apresentados de controle de comportamento em sala de aula como conversas habituais, abandono da carteira, dificuldade em terminar as tarefas.

2. Formas de Apresentação
De acordo com o DSM-IV, os sintomas que definem o TDAH em adultos são os mesmos para a definição em crianças, como "não fica sentado quando isso é esperado", "não presta atenção a detalhes ou faz erros de falta de cuidado no trabalho" ou "não segue comandos e não termina os trabalhos". Freqüentemente, esses sintomas principais que o DSM-IV aponta provocam outras dificuldades, que coexistem com as dificuldades primárias de um adulto com TDAH:

- Problemas de autocontrole e regulação do comportamento.
- Memória de trabalho deficiente.
- Persistência deficiente quanto à finalização de trabalhos.
- Dificuldade em controlar as emoções, a motivação e o interesse.
- Irregularidade na execução de tarefas e no desempenho profissional.
- Atrasos crônicos e percepção do tempo deficiente.
- Entedia-se com facilidade.
- Baixa auto-estima.
- Ansiedade.
- Depressão
- Instabilidade de humor.
- Dificuldades no emprego.
- Problemas de relacionamento social e interpessoal.
- Abuso de substâncias químicas.
- Comportamentos de risco.

Os prejuízos decorrentes tanto dos sintomas principais como dos associados vão desde os mais leves até os mais graves, com conseqüências no funcionamento adaptativo diário em todas as áreas da vida humana, ou seja, pessoal, acadêmica, social e profissional.
Não esquecer que os sintomas de TDAH podem ocorrer simultaneamente com outras doenças e/ou estressores ambientais, de modo que os adultos não devem se auto-diagnosticar mas, procurar um profissional qualificado e experiente para fazer uma avaliação abrangente e adequada.

2.1 Desatenção
- frequentemente deixa de prestar atenção a detalhes ou comete erros descuidados em atividades escolares, de trabalho ou outra;
- com freqüência, tem dificuldades para manter a atenção em tarefas ou atividades lúdicas;
- com freqüência, parece não escutar, quando lhe dirigem a palavra;
- com freqüência, não segue instruções e não termina seus deveres escolares, tarefas domésticas ou deveres profissionais (não devido a comportamento de oposição ou incapacidade de compreender instruções);
- com freqüência, tem dificuldade para organizar tarefas e atividades;
- com freqüência evita, antipatiza ou reluta a envolver-se em tarefas que exijam o esforço mental constante (como deveres escolares ou deveres de casa);
- com freqüência perde coisas necessárias para tarefas ou atividades (como brinquedos, tarefas escolares, lápis, livros ou outros materiais);
- é facilmente distraído por estímulos alheios à tarefa;
- com frequência, apresenta esquecimento em atividades diárias.
2.2 Hiperatividade
- frequentemente remexe as mãso ou os pés ou se remexe na cadeira;
- frequentemente abandona sua cadeira em sala de aula ou outras situações nas quais se espera que permaneça sentado;
- frequentemente corre ou escala em demasia, em situações nas quais isto é inadequado (em adolescentes e adultos, pode estar limitado a sensações subjetivas de inquietação);
- com freqüência, tem dificuldade para brincar ou se envolver silenciosamente em atividades de lazer;
- está frequentemente “a mil” ou, muitas vezes, age como se estivesse “a todo vapor”;
- frequentemente fala em demasia.
2.3 Impulsividade
- frequentemente dá respostas apressadas antes de as perguntas terem sido completadas;
- com freqüência, tem dificuldades para aguardar sua vez;
- frequentemente interrompe ou se mete em assuntos de outros (por ex., intromete-se em conversas ou brincadeiras).


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