Introspectum


FOBIAS
por Sávia Guerra

As fobias enfocam a ansiedade em algum objeto específico, ou ainda em alguma situação ou atividade. Elas podem ser entendidas como medo irracionais que influem no comportamento, modificando-o. Representam um distúrbio psicológico comum que os sujeitos, geralmente, aceitam e com os quais convivem. Entretanto, algumas fobias específicas tornam-os incapacitados para realizarem suas atividades diárias.


1 Tipos de Fobias

1.1 Fobia Simples ou Específica – O medo faz parte da experiência humana, por este motivo o diagnóstico de Fobia Específica só é feito se há um comprometimento significativo no funcionamento da pessoa e causa um sofrimento acentuado.

O temor da pessoa se dá por um medo exagerado de determinados objeto ou situação específica como animais (cachorros, cobras, baratas), tempestades, viajar de avião, escuro, alturas, tomar uma injeção, sangue.

Um fóbico por tempestades pode ficar ansioso, com o anúncio na previsão do tempo, de possíveis tempestades no final de semana que se aproxima. O sujeito pode evitar ficar em casa sozinho, dirigindo-se para a casa de algum parente. Durante a tempestade, ele permanece distante das janelas e cobre a cabeça para não ver os relâmpagos. Exceto isso, pode-se dizer que é uma pessoa saudável e feliz.

Um medo irracional de baratas pode impedir com que a pessoa pegue em livros que contenham fotos desse inseto; pode fazê-la subir em mesas e cadeiras nas mais inapropriadas situações como em eventos sociais.
Como curiosidade, segue abaixo, algumas denominações de Fobias Específicas:

- Acrofobia: altura
- Brontofobia: trovões
- Molimofobia: infecção
- Nictofobia: noite

1.2 Fobia Social – a pessoa evita situações sociais ou de desempenho nas quais teme a possibilidade de agir de maneira humilhante ou embaraçosa como, por exemplo, medo de falar em público, convidar alguém para sair, fazer apresentações de trabalhos, comer em restaurantes, ou seja, situações em que ela possa ser analisada pelos outros. Diante essa situação ela pode suar, tremer, ter diarréia, ou outro sintoma psicossomático.

É mais comum de a fobia aparecer em pessoas mais jovens, geralmente, no início da adolescência.

1.3. Agorafobia – Medo mórbido, sem uma razão específica, de se achar sozinho em grandes espaços abertos como praças públicas, de atravessar ruas, de estar entre multidões.

A exposição à situação fóbica pode causar, dentre outros sintomas, sensação de desmaio, dores no peito.

BIBLIOGRAFIA

DSM-IV-TR™ - Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. trad. Cláudia Dornelles, 4ª ed. Rev. Porto Alegre: Artmed, 2002.

MYERS, David. Introdução à Psicologia Geral. Trad. A.B. Pinheiro de Lemos. Rio de Janeiro: LTC Editora. 5ª Ed. 1999.


Introspectum - Clínica Psicológica
Introspectum - Clínica de Psicologia © 2008 - desenvolvido pela In Foco Brasil







Av. Martins da Costa, no 327 sala 211
Itabira - MG - CEP 35900-047
Tel./Fax: (31) 3831-1412
Celular/WhatsApp: 031 98953-8922
contato@clinicaintrospectum.com.br